O período de isolamento social fez com que um grande número de empresas permitisse que seus funcionários trabalhassem de casa, fazendo o famoso “home office”. Apesar de parecer muito acolhedor em um primeiro momento, o home office pode ser um verdadeiro perigo para o desempenho profissional.
É preciso muita disciplina e organização para manter uma rotina produtiva, ao mesmo tempo em que não dá para deixar de lado os cuidados com a família e com a casa. Diante desse cenário, a roupa do dia acaba entrando nessa mistura de lado pessoal e profissional.
Lembre-se que mesmo dentro de casa, você estará trabalhando. Por isso, vamos dar algumas dicas de look para encarar o desafio do home office e como eles podem influenciar seu desempenho. Vamos lá?
DICAS PARA O LOOK DO HOME OFFICE
ESQUEÇA O PIJAMA
A primeira regra do home office é: não use pijama ou roupas que você normalmente utiliza para dormir, como camisetões, roupões, camisolas e afins. Um dos principais motivos para isso é o estímulo que sua mente receberá.
Você precisa manter uma rotina, e ao trocar de roupa – ou até mesmo se maquiar -, o cérebro receberá um novo comando, informando que uma nova atividade será executada, o que ajudará você a se concentrar mais facilmente na tarefa do trabalho.
CONFORTO É ESSENCIAL
A gente sabe que roupas confortáveis fazem a diferença, né? E não somente no ambiente doméstico, mas no corporativo também. A diferença é que em casa você pode apostar em looks um pouco mais despojados.
As peças de modelagem larga são bem recomendadas para o momento, oferecendo o conforto necessário, com a praticidade para o trabalho.
Se você optar por uma calça comprida, por exemplo, considere as mesmas que poderia utilizar no trabalho sem tanta formalidade, como as leggings. Lembre-se que com o distanciamento social a maior parte das reuniões, antes presenciais, passaram a ser feitas on-line. Com isso você ficará ainda mais tempo sentada, então garanta o conforto e a circulação nas pernas.
Camisetas e blusas largas também são recomendadas, afinal, o mais simples e fácil é sempre uma boa opção. Dessa forma, você não precisa se preocupar com combinações ou perder tempo com peças complicadas, cheias de botões ou acessórios.
CUIDADO COM OS PÉS
Essa dica vem para reforçar a importância do look dentro de casa. No trabalho, normalmente os calçados mais formais são os preferidos, enquanto dentro de casa há maior liberdade para os pés.
Aqui a primeira dica que demos nesse conteúdo continua valendo: seu cérebro deve entender que há diferença entre estar em casa de repouso e estar trabalhando, por isso, evite ficar descalço, por exemplo.
Sapatilhas, sandálias, tênis e até chinelos (menos os de dedo) podem compor o look home office, a regra é conforto sem desleixo.
ESTEJA PREPARADA PARA IMPREVISTOS
O fato de trabalhar em casa não significa que você estará totalmente isolada da comunicação com os colegas de trabalho, clientes, fornecedores e outros contatos profissionais. Nesse período as reuniões por videochamada se tornaram a grande tendência, então imagine que uma reunião pode ser convocada de última hora e não dá tempo para se arrumar. A situação seria bem chata, né?
Por isso é bom que seu look esteja pelo menos apresentável, incluindo o cabelo arrumado e quem sabe até uma make leve. Além de demonstrar maior profissionalismo perante os colegas, você também ganha em autoestima para produzir mais.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog Simone Modas para mais informações, curiosidades e notícias do universo da moda.