Que o brasileiro adora um reality show, isso todo mundo já sabe, vide o sucesso de programas como Big Brother Brasil e A Fazenda. Entretanto, uma categoria de realities em constante crescimento são os realities de moda.
O sucesso de audiência é uma combinação de fatores que vão desde a escolha dos participantes, banca de jurados e, claro, os desafios em si.
O diferencial dos realities de moda é justamente mostrar todo o processo de criação de uma coleção, começando pela escolha do tema, os materiais utilizados, concepção das peças de vestuários, seleção de modelos e muito mais!
O ponto positivo é que, justamente esse processo mostrado nos programas influencia no mundo da moda aqui fora, pois expõe novas ideias, promove a diversidade e é um campo muito fértil para inspirações para todos os gostos e estilos.
Por isso, separamos três realities de moda que inspiram e dão o que falar no mundo fashion. Confira!
Project Runaway
Um dos mais antigos e aclamados, o Proejct Runaway está no ar desde 2004 e hoje está em sua 19ª temporada. Comandada durante anos pela modelo alemã Heidi Klum e o consultor de moda americano Tim Gunn, que deixaram o programa em 2018, o reality é focado em design de moda e, além do prêmio em dinheiro, os participantes também disputam uma vaga para apresentar sua coleção na prestigiada New York Fashion Week.
Os aspirantes a estilistas precisam enfrentar provas de criação onde correm contra o tempo para criar coleções inteiras baseadas no tema da semana e materiais disponibilizados. O jogo de cintura é essencial para sobreviver às acirradas disputas, que garantem não apenas um bom entretenimento, como uma espiada no mundo dos designers de moda.
Making The Cut
O novo programa de Heidi Klum e Tim Gunn, apesar de também ter a proposta de descobrir designers, difere do Project Runaway em vários aspectos. Além de permitir a participação de estilistas de todos os continentes, a diferença desse show é que os participantes já são designers experientes, mas que ainda não obtiveram grande sucesso, ou são restritos às suas cidades.
A ideia do programa é justamente dar oportunidade para que esses participantes sejam reconhecidos mundialmente. Dessa forma, as provas envolvem não apenas as habilidades de estilistas, mas, também, de gerenciamento da própria marca. Além do prêmio milionário, o vencedor também tem a chance de vender suas criações em uma loja exclusiva da Amazon.
Design Vision Reality Show
Alerta de produção nacional! Criado pelo Instituto Focus Têxtil, área de responsabilidade social da Focus Têxtil, empresa que desenvolve e comercializa tecidos há 80 anos, o Design Vision Reality Show é um projeto voltado para estudantes de moda e recém-formados de todo o estado de São Paulo.
A primeira edição, que será lançada em novembro pelo Canal Fashion TV, tem 10 episódios e é apresentada pela estilista indígena Day Molina, além de contar com a mentoria de Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Hanayrá Negreiros.
Além de revelar novos talentos, o programa tem como proposta a moda sustentável e os participantes devem trabalhar somente com os resíduos de tecidos da Focus Têxtil.
Gostaram das nossas dicas? Então aproveite para maratonar e se inspirar nas novidades do mundo fashion!
.
Crédito – Imagem: Photo by Charisse Kenion on Unsplash